domingo, 3 de outubro de 2010

Momento "Chá comigo!" apresenta... Felix Mendelssohn!


Jakob Ludwig Felix Mendelssohn Bartholdy (simplificando, Felix Mendelssohn) veio ao mundo em Hamburgo, no dia 3 de fevereiro de 1809 e saiu dele em Lípsia, no dia 4 de novembro de 1847. Foi um compositor, pianista e maestro alemão do princípio do período mais algodão-doce da música: O Romântico.

Ele era de família #ricaaaa e teve uma vida cercada de livros, teatro, música de qualidade, e muito loosho. Começou a dar concerto com 9 anos, e tinha uns amigos ricos & famosos, como o poeta Goethe e também compositor Berlioz [#eiketudo] . Sem contar que ele tirou a obra de Bach do limbo, e foi influenciado por Haydn, Mozart e Beethoven.

Mendelssohn era de origem judaica, o que gerou muita fofoca, bafafá, zumzumzum com o nome dele, já que ele era alemão, judeu e #ricoooo. Richard Wagner, o compositor, que #bytheway tinha uma quedinha pelo anti-semitismo, atacava a memória do finado Mendelssohn, de quem só recebeu estímulo e apoio, por ser ele judeu. Para o compositor de "Tannhäuser" e de "O Anel dos Nibelúngios", a música de Mendelssohn passou a ser por ele considerada "estranha, fria, bizarra, medíocre, antinatural e pervertida" [#alocka]. Graças a isso, por muito tempo o Mendel foi considerado pelo nazismo um “incidente musical”, enquanto o anti-semitismo de Wagner, além de sua música, foi aplaudido por Hitler. [#oiii?] O compositor do nosso “Natal” perdeu prestígio (e uma estátua) na Alemanha nazista, o bafão passou de fase e até hoje ele sofre preconceito, minha gente.

E vale a pena conferir! Essas obras de Mendelssohn com certeza vocês conhecem:

Marcha nupcial (da Música Incidental Op. 61)
Peça n.º 2 Op. 62 (de Sons da primavera)
1.° movimento (da Sinfonia n.º 4 - Italiana)
Abertura Op. 21 - Sonhos de uma noite de verão - Somente o tema principal desta música é conhecido (neste midi, próximo ao minuto 3).

See ya later, guys!

Nenhum comentário:

Postar um comentário